Destaque...

ANO LETIVO 2016/2017

Campeonato Nacional de Badminton do Desporto Escolar, em Iniciados e Juvenis

4º Lugar Nacional em Equipas, Juvenis Masculinos

A equipa de juvenis masculinos do AEAL (Pedro Pedroso, Rafael Antunes, Tomás Machado e Rafael Riscado), em representação da Região Centro ao Campeonato Nacional de Badminton, do Desporto Escolar, terminou em 4º lugar Nacional, esta edição 2017. 

Na fase de grupos, após vencer a equipa 2 da Região Lisboa e Vale do Tejo, todos sabiam que seria necessário vencer a equipa da Região Norte  para evitar nas meias finais a representante da Região Liboa e Vale do Tejo (Filipa de Lencastre), a  equipa mais forte entre todas as equipas participantes. Esse objetivo quase que foi alcançado ao chegar ao derradeiro jogo de singulares com um empate a 2. Neste último jogo, de singulares, com a equipa do Norte, que determinaria o vencedor do encontro, o 3º jogo acabou por sorrir à equipa da Região Norte após uma vantagem, do AEAL, de 19/12, no 3º  e decisivo set deste jogo. Na discussão do último lugar, de acesso ao pódio, perdeu por 3-2, com a Equipa da Região do Algarve, novamente com a definição do resultado a ser determinado no derradeiro set do último jogo de singularers, após um empate de 2-2 nos 4 primeiros jogos.. Emoção não faltou, com o pódio tão perto!
Na Competição de Singulares registamos o 9º lugar obtido por Mariana Martins (singulares) e Marta Gil/Leonor Amaral (iniciados, pares femininos).
O Campeonato Nacional do Desporto Escolar, na modalidade de Badminton, decorreu no Algarve (Parchal), de 28 de junho a 1 de julho de 2017.

 

 

Campeonato Regional do Desporto Escolar, modalidade de Badminton

A Equipa do AEAL, de juvenis masculina, sagrou-se Campeã Regional, ao vencer o Campeonato Regional de Badminton que decorreu em Castelo Branco, nos dias 2 e 3 de junho.

Marta Gil/Leonor Amaral sagraram-se também Campeãs Regionais, ao vencerem a competição de Pares Femininos, no escalão de iniciados.

Na competição de singulares, Pedro Pedroso, em juvenis masculinos e Catarina Bispo, em juvenis femininos, apenas cederam na final da competição de singulares, pelo que se classificaram no 2º lugar do Campeonato Regional de Badminton, 2016/2017.
Na luta pelo 3º e 4º lugar, Rafael Antunes, no escalão de juvenis, competição de singulares, levou a melhor sobre Tomás Machado, ambos do AEAL, pelo que ocuparam respetivamente o 3º e 4º lugar.
Ainda na competição de singulares, Marta Gil (iniciada) e Mariana Martins (juvenil) asseguraram o 3º lugar individual, ao vencerem os jogos na atribuição do 3º e 4º lugar.
 
O Campeonato Regional de Badminton decorreu em Castelo Branco e contou com mais de 200 alunos apurados em cada fase distrital, dos distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria.
 
 
 

Campeonato Nacional do Desporto Escolar, em Ténis de Mesa

4º Lugar Nacional Nacional para Maria Torres, na competição individual, escalão de Iniciados

O Campeonato Nacional decorreu em Gondomar, de 19 a 21 de maio.
 
 
 

Nacional de Basquetebol 3x3 nas Escolas

5º Lugar Nacional da Equipa do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, no Escalão de Infantis Masculinos

O Encontro Nacional, do Projeto Basquetebol 3x3 nas Escolas, que se realizou no dia 18 de maio, em Gondomar, foi o culminar das diferentes fases que se desenvolveram durante o ano letivo, desde a Fase Turma, Fase Escola, Fase Distrital e Fase Regional.

Equipa de Infantis masculinos: Bernardo Matos, Jorge Roboredo, João Baltazar e André Mendonça

 

FUTSAL - CAMPEONATO REGIONAL DE JUVENIS

Equipa Feminina e Masculina Vice-campeãs Regionais

MISSÃO

O Desporto Escolar tem como Missão proporcionar o acesso à prática desportiva regular de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

in Programa do DE 2013/2017

Desporto Escolar 

Modalidades no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, 2016/2017

Badminton - todosos escalões (terças-feiras e quartas-feiras), 15:00 - JOÃO ROIZ

Boccia - todos os escalões (quartas-feiras) - ESAL

Desportos Gímnicos - todos os escalões (               ) - ESAL

Futsal, INIC MASC - quartas-feiras, 15:10h - JOÃO ROIZ

Futsal, INIC FEM - quartas-feiras, 15:10 - JOÃO ROIZ

Futsal, JUV MASC - sexta-feira, 15:10 - ESAL  

Futsal, JUV FEM - 4º feira 15:10 - ESAL

Multiatividades - 2ªfeira, 3º feira e 5ª feira, 17:35 às 18:20 - Quinta da Granja e J.R.

Natação - segundas (17:00 às18:00) e quartas-feiras (16:00 às 17:00 e 17:00 às 18:00) - Piscinas Municipais

Ténis de Mesa -  terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras (14:10) - JOÃO ROIZ

Xadrez - terças-feiras e quintas-feiras (16:50h) - JOÃO ROIZ

Atividades Ritmicas e Expressivas - segunda-feira, terça-feira e quinta-feira (17:35 às 18:20) - Quinta da Granja e J.R.

 

PROJETO MEGA SPRINTER - Escalão de infantis A e B

Concluiu-se no dia 15 de fevereiro, na Escola João Roiz, com o apuramento dos escalões de Infantis A e B, a fase de apuramento do Projeto Mega Sprinter 2017, na fase Agrupamento. Participaram, nos escalões de Infantis A e B, os alunos apurados na fase turma, dos 3ºs e 4º anos de Cebolais/Retacho, Valongo e 4ºs, 5ºs e 7ºs anos da Escola João Roiz. Os escalões de iniciados, juvenis e juniores fizeram no dia 2 de fevereiro, na Escola Secundária Amato Lusitano, a fase de apuramento.

AEAL participa no Projeto Basquetebol 3x3 nas Escolas, no ano letivo 2016/2017.


   

A Fase de Agrupamento realizou-se no dia 27 de janeiro na Escola João Roiz, nos Escalões de Infantis e iniciados, Masculinos e Femininos, e no dia 1 de fevereiro nos Escalões de Juvenis e Juniores Masculinos
 

ESTUDO - alunos de Oeiras, após fazerem mais 90 min de Educação Física por semana, obtiveram melhores resultados nas disciplinas de Matemática e Português.

Consultar artigo: Como o Exercício Físico melhora o seu Cérebro

(Artigo de Sara Capelo publicado na Revista Sábado, nº474 - devidamente autorizada a sua reprodução, em 11/6/2013).